sábado, 29 de janeiro de 2011

Fotos de composições

Olá, hoje e rapidamente vou falar de um assunto acerca de comboios que ainda não vi na internet. Penso eu que a maior parte das pessoas que montam uma maqueta sabem que devemos ter numa paisagem europeia comboios europeus, ou num cenário Americano comboios americanos.

Como já referi é pena na escala N não termos comboios Portugueses para circularem minimamente numa paisagem Europeia. Então quando comecei a trabalhar com o ferromodelismo tive dificuldades na formação de composições de comboios estrangeiros. Os catálogos das marcas também custavam "Euros" e na Internet pouco ou nada havia, pelo menos á 10 anos atrás quando me iniciei nisto. Hoje temos muito mais coisas disponíveis na Internet acerca deste maravilhoso hobby.

Então por vezes eu olhava para os catálogos e via composições muito bonitas, as minhas não ficavam tão bonitas pelo menos na minha observação. Mas comecei a reparar que se seguisse os exemplos dos catálogos, as composições ficavam mais bem parecidas.

Assim decidi nesta mensagem colocar ideias acerca de composições que vou apanhando na Internet ou em livros. Com isto vou tentar ajudar alguém que esteja a passar pelo mesmo que já passei em tempos.

Não esqueçam que por vezes alguma mistura de cenários e composições também proporcionam imensa beleza, mas sempre com alguma regra.

Aqui vão as Fotos:

** Composições de passageiros com locomotivas a Vapor: **

****************







** Composições de mercadorias com locomotivas a Vapor: **


****************

 

****************


****************


****************


****************

 
****************
 
 
****************
 
 



** Composições mistas com locomotivas a Vapor: **







** Composições de passageiros com locomotivas Eléctricas: **





** Composições de mercadorias com locomotivas Eléctricas: **







** Composições de mercadorias com locomotivas a Diesel: **




****************
 
** Composições de passageiros com locomotivas a Diesel: **
 
 
 
 
Hoje consegui colocar mais duas imagens, "...vamos lá procurar nas nossas preciosidades para ver se temos material para fazer alguma composição seguindo os exemplos..."

Brevemente irei colocar mais fotos, pois algumas tem de ser digitalizadas e é uma coisa que ainda dá um certo trabalho.

7 comentários:

  1. Caro amigo,

    Concordo consigo em relação a sua linha de pensamento ! Mas as vezes não é fácil de interpreta-la...99% do material é estrangeiro e é muito complicado recriar algo nacional. Vai havendo agora alguma coisa e de qualidade ! Como eu que compro , nos dias de hoje, pouco material é difícil seguir essa linha de pensamento. Mas o que importa é por os comboios a rolar !!!!!!
    Bom fim de semana !

    Abraço

    Luís

    ResponderEliminar
  2. Caro Luis, concordo plenamente consgio pois eu também tenho comprado pouco material. Mas a ideia desta mensagem seria ajudar a organizar material para as composições. Pois muitas vezes temos material já adquirido e mal organizado.

    Obrigada, pelo seu precioso comentário.

    Abraço

    Américo

    ResponderEliminar
  3. Caro Sr Américo, Esta sua ideia de colocar fotos de composições é excelente. Para já são poucas as fotos que tem, mas com o passar do tempo este tópico vai ter que ser dividido por tipo de composições: mercadorias / passageiros / puxadas a vapor, diesel ou electricas... etc. A verdade é que ajuda mesmo a formar bonitas composições com o material que já temos ou que podemos adquirir. O material hoje em dia tem uma qualidade muito boa, mas os preços superam mesmo essa qualidade , razão pela qual nos ultimos tempos não tenho comprado aquilo que gostaria. A parte boa é que nos podemos dedicar de forma menos dispendiosa à criação de cenários graças à partilha de algumas " dicas" nomeadamente as que o amigo coloca aqui no seu magnifico blog. Da minha parte, obrigado. Fernando

    ResponderEliminar
  4. Caro sr. Fernando, aínda não havia pensado no pormenor da divisão por tipos que me sugeriu. De futuro ao publicar mais imagens vou seguir essa sua ideia.
    Agradeço desde já o seu valioso comentário e para mais novidades procure este blog no seu futuro. Pois terei imenso prazer em telo como visitante e até opinante acerca deste hobby.

    Obrigada.

    Américo

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a ideia !!! Durante anos a fio comprava o catalogo da Fleishmann por causa disso mesmo...conseguia organizar e dar as composições como ninguém !! Mas continue com o seu trabalho que eu cá estarei para o admirar.

    Abraço

    Luis

    ResponderEliminar
  6. Viva...

    Eu não concordo com a "cópia" das composições através dos catálogos. Fazem-nos por vezes pensar que determinados comboios são puxados por uma determinada locomotiva, quando por vezes isso não acontece.

    É preferível, e com a facilidade que a Internet hoje nos dá, procurar fotografias da realidade. Por exemplo: Ninguém se lembraria, por nos catálogos não aparece, colocar numa mesma composição carruagens de dois andares e de um andar, puxadas por uma Ludmilla. Mas o que é certo é que isto aconteceu.

    Melhor ainda, é saber que serviço uma determinada locomotiva faz: está nos catálogos, ou na Net. A partir, é só conjugar companhias de caminhos de ferro, e tipos de carrugens / vagões: é um desperdício usar uma V188 DB para puxar um comboio leve de mercadorias (vagões fechados como os nossos His), quando ela era mais usada para puxar comboios bem pesados. E esta informação está nos catálogos e/ou na Internet...

    É a minha opinião. Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  7. Olá, caro Luís Lopes,

    Tem toda a razão, mas como já referi acima quando iniciei a minha saga de comboios á 10 anos o mesmo não acontecia na internet. Abundância de informação era coisa que não havia.

    Eu precisava e não tinha, não quero com isto fazer um tipo perfil mas sim ajudar quem se inicia. Muita gente inicia este hobby e depois desespera e abandona muitas vezes pela falta de informação. Informação essa que nem que seja repetida em vários blogs ou onde quer que seja, mas quanta mais houver mais fácil é de encontrar.

    Contudo vou também seguir o seu conselho de colocar fotos reais.

    Grato pelo seu comentário, e sugestão.

    Américo

    ResponderEliminar