domingo, 2 de janeiro de 2011

Estação de Rêde

Aqui vai mais uma estação, decidi fazer mais esta para a minha maqueta ainda não tenho onde colocá-la mas certamente irei arranjar um sitio. Irei fazê-la com calma e novas técnicas para torná-la mais real, o porquê da calma? Estou ainda a acabar a estação Estação Praia de Armação de Pera, brevemente irei actualizar essa mensagem com novos dados.

Ora é a estação de Rêde podem vê-la mais pormenorizadamente aqui:  http://comboiosn.blogspot.com/2010/10/estacoes-do-caminhos-de-ferro.html

Pois nesta mensagem só colocarei o que vou utilizar para a fazer, a mim parece-me uma estação simples de construir e de algum modo até é uma estação bonita.

Vamos então ver uma foto da mesma:


Aqui vão os desenhos que vou utilizar para a construção da mesma:

NOVA VERSÃO DOS DESENHOS POIS DETECTEI UM ERRO NOS DESENHOS ANTERIORES Escala 1:160/N:


Desta vez vou tentar utilizar uma textura para a pedra, esta textura foi criada por mim por isso vai ser a primeira vez que a vou utilizar. O desenho de cima é da entrada do lado da gare. O desenho do meio é da entrada do lado da estrada. O último é novo desenho é de um dos laterais o outro é exactamente igual. A textura dos azulejos foi retirada da própria estação pois fui eu quem a fotografou.

Aqui vai uma foto dos azulejos:


Por agora é tudo, mais á frente irei colocar aqui as fotos e explicações da estação que vou começar a construir. Atenção estou aqui a colocar isto mas como já referi ainda não acabei de construir esta réplica por isso pode haver erros de medidas, mas penso que não irá acontecer. As medidas que não forem correctas deve-se ao facto de ajustes para a escala N 1:160.

Os desenhos estão ao tamanho de 1:1 na escala N excepto a imagem dos azulejos que está fora da escala, quem a quiser utilizar terá que a dimensionar.

28-08-2011 - Pois é, por vezes mais vale tarde do que nunca!

Hoje foi um dia em que resolvi dedicar tempo a esta estação, e após alguns erros de medidas e correcção dos mesmos aqui vai a primeira foto dos primeiros trabalhos nesta estação. Na foto que vai seguir ainda falta abrir as janelas e colocar o relevos das mesmas, mas isso será para a próxima etapa.
Nesta construção para fazer os relevos das pedras utilizei um cartão diferente do que foi utilizado ao construir a estação de Praia de Armação de Pera (aqui: http://comboiosn.blogspot.com/2010/11/estacao-praia-de-armacao-de-pera.html). Então desta vez utilizei para as paredes o mesmo cartão de 1mm de espessura e para os relevos utilizei um de 0,5mm, penso que desta forma irei obter um resultado final mais realista.
Ora aqui vai os desenhos que fiz para cortar o cartão de 1mm para as paredes:



Segue-se agora os desenhos que fiz para cortar o cartão do relevo (0,5mm espessura) das pedras e colar por cima do cartão das paredes:


Segue-se agora uma foto da execução destes trabalhos, em que só falta abrir as janelas e colar o relevo das mesmas. Os cartões têm inclusive cores diferentes, assim irão perceber mais facilmente o que fiz.

Nesta foto consegue-se ver algumas emendas que tive de fazer nas medidas, mais concretamente nas janelas.

Agora pode-se ver que as aberturas para as janelas já estão traçadas, esse será o próximo passo.

05-09-2011 - Nestes trabalhos abri as janelas e coloquei todos os relevos que estavam a faltar. Apliquei também uma pintura primária de cinzento.

A imagem que se segue é o desenho para o relevo das janelas e será para repetir 6 vezes uma para cada janela dos dois lados da estação (em cartão de 0,5mm).


Agora segue-se um desenho que é uma pedra que serve de suporte á pala que abriga a gare das chuvas, são igualmente precisos 6 desenhos iguais ao que se segue e estes serão aplicados num só lado da estação, o da gare de serviço de passageiros (em cartão de 0,5mm).


Estas barras que estão no desenho seguinte servem para fazer o relevo na beira de cima (junto ao telhado), uma pequena pala que está presente na estação real. Como essa pala na realidade é bastante acentuada, resolvi cortar as barras novamente em cartão de 1mm de espessura. São necessárias 2 barras de cada desenho duas para os lados maiores da estação e outras 2 para os lados mais pequenos.


Agora duas fotos da construção já depois de pintada de cinzento. Nas fotos que se seguem a construção ainda está em estado bruto.

Lado da entrada da estação que fica virado para a estrada.

Lado da gare do comboio onde se pode ver as pedras que servem para segurar a pala de abrigo.

Os próximos trabalhos irão ser ainda de mais paciência que estes até aqui, pois os acabamentos são sempre mais difíceis. Estou na esperança que esta maqueta fique melhor que a anterior que fiz.

05-10-2011 - Ao longo destes dias tenho vindo a experimentar alguma coisa que me faça ficar satisfeito com este trabalho. Nesta mensagem referi que tinha feito uma textura de pedra que iria utilizar na construção desta estação. Contudo não estava a gostar desse resultado, não parecia ficar melhor que o cinzento que tinha pintado na estação de "Praia de Armação de Pera" (http://comboiosn.blogspot.com/2010/11/estacao-praia-de-armacao-de-pera.html).

Deixar a parte da estação de pedra novamente a cinzento também não seria o que me deixaria satisfeito. Então tive uma ideia e encontrei um material que me fez ficar muito mais satisfeito com o resultado, inclusivamente me deu vontade de fazer o mesmo nas outras estações que já construi.
Rêde", pois não tenho tempo para explicar como foram feitos. Brevemente deixarei ficar aqui uma mensagem sobre este tópico. Seguem-se então as fotos dos últimos trabalhos:


Sinceramente agrada-me bastante este resultado com relevo, estava quase a desesperar pois na escala n é estremamente dificil conseguir fazer isto.

Falta agora finalizar o trabalho e por fim aperfeiçoar as arestas para que fique um pouco mais perfeito.

Por hoje é tudo.

Até um dia destes, não esqueçam pois irei continuar a colocar fotos da construção desta estação....

Sem comentários:

Enviar um comentário