segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A estação de Braço de Prata.

********* CONSTRUÇÃO FEITA POR VISITANTE **********

30-10-2012 - Ora aqui está o produto final de um visitante deste blog, visitante que tal como eu decidiu partilhar a sua obra com todos aqueles que gostam de modelismo ferroviário e que visitam este blog. Sinto-me feliz por esta troca de ideias com o visitante, que não só seguiu o que partilhei aqui como também partilhou algumas ideias ao enviar tudo documentado para mim. O envio teve como finalidade a publicação do trabalho dele neste blog para que melhor percebessem como fazer esta estação para além de ter algumas inovações.
Segue-se as imagens e as dicas também pelo visitante enviadas:

Fig.01
 
"...Usei uma impressora laser a cores e imprimi uma folha A4 de papel de 120 g de cor creme. Recortei o desenho do corpo do edifício e colei em cartão de 1 mm de espessura. Com um x-acto recortei as fachadas, bem como as portas e janelas. Montei e colei a estrutura, unindo as paredes e deixando a parte de baixo aberta de forma a permitir acesso ao seu interior. Do restante desenho impresso no papel de 120 g recortei os frisos, as ombreiras das portas e janelas, os paneis de azulejos e colei-os nos respectivos lugares da estrutura já montada...."
 
Fig.02
 
"...Na Laser a cores, voltei a imprimir as portas e as janelas, agora numa folha de acetato transparente. Recortei e colei esses elementos pelo interior da estrutura no lugar respectivo. Assim produzimos elementos em relevo no exterior da estrutura e a visualização do seu interior...."
 
 Fig.03
 



"...Depois, aplicando as medidas do interior da estrutura do edifício, construí uma base, onde montei e colei uma estrutura simulando o interior do edifício. Aproveitei e montei um LED no “soalho” do primeiro andar que ilumina o interior do piso térreo da ala direita da estação...."
 
Fig.04
 

"...Portanto a minha estação é composta basicamente por dois elementos: Um é a base do edifício onde está montada a estrutura interna do mesmo, sendo esta base fixada à maqueta por parafusos (podendo vir a ser recolocada ou recuperada sem danos para outra posição ou maqueta). O outro é a estrutura do corpo do edifício que se fixa na estrutura da base, apenas e simplesmente por um processo de encaixe...."
 
 
"...As imagens seguintes mostram o resultado final:..."
 

Fig.05
 
 
Fig.06
 



"...Com algumas imperfeições, é certo, mas nada que não possa ser disfarçado com mais um pouco de aplicação..."
 
Fig.07
 
 
Fig.08
 
Fig.09
 
Esta estação está com os telhados tal e qual a estação real, coisa que eu não fiz na minha, pois na altura faltava-me alguma documentação para o ter conseguido. De alguma forma entre estas duas partilhas espero que mais modelistas consigam fazer melhor os seus trabalhos.
 
Um obrigada muito especial a esta pessoa que permitiu que colocasse aqui a partilha do seu trabalho.
 
Até Breve...
 
*********** A CONSTRUÇÃO DO COMBOIOSN ************

Isto de construir uma maqueta de comboios eléctricos em Portugal é muito complicado. Principalmente se for feita na escala N 1:160, ou seja reduzir tudo 160 vezes.

Começa-se por procurar material nacional, e qual é a surpresa este não há. Não há a vender, mas pode-se fazer.

Então pesquisei na Internet e encontrei alguém que tinha um plano da estação de Braço de Prata, não está completa mas na minha opinião pessoal está muito aceitável.

Vejam a foto do que eu consegui fazer para minha realização pessoal.



A estação foi construída em cartão de 1mm de espessura. nela foi colado papel impresso em uma impressora a jacto de tinta. Os telhados foram feitos apartir de umas placas da Vollmer. e os candeeiros são da Viessman. Para a impressão a jacto de tinta não perder a cor apliquei um verniz acrílico por cima.

Os desenhos foram feitos em computador, depois de ter feito a estrutura inventei os jardins e alterei os candeeiros para tornar a estação mais pessoal e não exactamente igual á existente.

Na imagem que se segue pode-se ter uma breve ideia do que foi construir esta estação.



Antes destas fases de construção não posso exibir nada pois não tenho fotos dessa altura.

A seguir fica uma foto real da estação e o plano em imagem, no tamanho exacto de 1:160 escala N.





Foi com base neste desenho e muita paciência que consegui este resultado final.

Agora aqui está uma foto dos painéis de azulejos que serviram para suporte desta construção:


Aqui está mais uma foto que retirei da Internet, esta vai fazer com que finalmente consiga melhorar o painel de azulejos da minha réplica.
Aqui fica a foto do painel de azulejos que identifica a estação:




E para facilitar o trabalho aqui está o painel de azulejos no tamanho de 1:1 para ser aplicado na maqueta desta estação.




Mais uma ida até á minha maqueta e aqui estão as fotos da alteração do painel de azulejos desta estação:





Mais uma foto desta estação:







Estas fotos foram retiradas de vários sites na Internet pelo que não quero apoderar-me das imagens que pertencem a alguém cujo nem sei sequer o nome.

Entretanto espero que ao publicar estes dados neste espaço consiga ajudar alguém a construir uma estação Portuguesa na sua maqueta.

2 comentários:

  1. Bom trabalho. Parabéns.
    Eu montei uma igual com o mesmo desenho e posso acrescentar umas dicas:
    Numa Laser a cores, imprimi numa folha de acetato transparente (há quem lhe chame "mica") as janelas e as portas. Na montagem do edifício, recortei os vãos das portas e janelas e colei no seu lugar, pelo interior da estrutura, as portas e janelas recortadas (com margem de 3 mm) do acetato. Esta técnica, para além de dar profundidade aos vãos, permite ver o interior do edifício pelos "vidros" das janelas e portas. No interior, coloquei um Led de luz branca e alto brilho.

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  2. Olá, agradeço desde já o seu comentário é muito bem vindo a este blog.
    Refiro também que estou a procura de um nome para um restaurante que estou a fazer na minha maqueta. A mensagem chama-se Restaurante do Lago se por favor quiser deixar uma sugestão pode fazê-lo, será bem vinda.
    Para além disso seria um enorme prazer ter uma foto dessa sua estação aqui no meu blog nesta mesma secção, se pretender publicá-la basta enviar a mesma por email para: comboiosn@sapo.pt.
    Continuação de "uns bons comboios"

    Até sempre.

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