segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A 1200 - 1º Locomotiva da CP na minha Maqueta N

Então á algum tempo atrás decidi explorar o mercado dos comboios.
Estava a procurar nas réplicas dos comboios estrangeiros semelhanças com os comboios nacionais. A ideia seria de transformar a réplica existente, tornando-a assim semelhante a uma réplica portuguesa.

Foi então que uma pessoa conhecida me mostrou uma locomotiva da ROCO que era uma réplica de uma Brissonau Francesa.

Aqui fica uma foto dessa locomotiva diesel: (e um grande agradecimento ao Sr. Artur).

Ora ao ver isto verifiquei que estava perante uma das primeiras locomotivas da série 1200 que vieram para Portugal. Ainda da altura em que tinham a pintura em azul ao invés de laranja.

Vejam uma foto de uma 1200 portuguesa:


Em cima uma foto das primeiras 1200 que circularam em Portugal, nessa foto pode-se ver que na parte lateral da cabina tem o logótipo antigo da CP.

06-04-2011 | Amigos hoje venho aqui neste blog divulgar mais uma foto desta CP 1200. Esta encontrei também na Internet num blog, mais uma vez não lembro o link, assim esta foto que se segue pertence ao seu respectivo dono. Aqui neste blog a função desta foto é de comprovar a existência desta locomotiva, pois nunca a vi e até hoje só havia encontrado a foto acima. Assim fico com a certeza da existência desta Locomotiva.
Vejam a foto que se segue:


Na foto em baixo pode-se visualizar a locomotiva que alterei para ficar parecida com a 1200 da CP. Deitem uma olhada, foi o melhor que Consegui fazer!!!


Desde criança que sempre vivi perto da linha do Minho, em locais diferentes mas sempre por perto desta linha. Muitas vezes observei os comboios Portugueses a passar, talvez por isso esta locomotiva seja a que mais gosto de ver na minha maqueta.

Vejam este vídeo que se segue, um pequeno teste da minha 1200 alterada

                                    

Já que estou a falar da locomotiva 1200 deixo aqui uma foto da mesma mais recente com pintura na famosa cor de laranja.



Mais uma ajuda para alguém que queira desenvolver alguma transformação desta locomotiva o ficheiro que se segue contém algumas informações técnicas acerca da mesma.



Esta imagem e a anterior foram retiradas de um site na Internet cujo o qual não me recordo pois já fiz isso á imenso tempo. Não tenho assim qualquer intenção de usurpá-las aos seus autores.

3 comentários:

  1. Bom dia. Poderá informar.me em que ano foram introduzidas em Portugal as locomotivas Diesel da série 1200?
    Muito agradeço.
    Cumprimentos
    João Fagundes

    ResponderEliminar
  2. Um bom dia também para sí!

    A sua questão foi a mesma que eu tive quando fiz a transformação desta minha locomotiva.
    O que consegui saber foi que as 1200 iniciaram serviço entre 1961/1964, e que houve modelos experimentais ou antes ou durante dessa data.

    Mas se alguém souber algo de mais concreto agradeço também a informação.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. também tenho uma mas acho que me faltam peças :D em n só a arnold teve modelos portugueses infelizmente

    ResponderEliminar