terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estações dos Caminhos de Ferro Portugueses

******** FAMALICÃO **********

17-06-2012 - Mais uma viagem de comboio onde aproveitei para tirar umas fotos da estação onde estive. Foram poucos os minutos para fotografar numa próxima haverá mais.


 

******** MIRANDELA **********

14-08-2011 - Olá a todos, após um longo tempo sem colocar nada neste Blog venho hoje colmatar este "intervalo" com uma visita que fiz á Cidade de Mirandela. Para quem não sabe no 1º fim de semana de Agosto faz-se uma festa nesta cidade e uma festa com uma sessão de fogo de artificio digna de se ver, digo mesmo que talvez seja dos mais belos fogos de artificio do País.
Mas foi ao fazer mais uma visita a Mirandela que aproveitei para visitar também o edifício que foi em tempos uma estação de glória, este está agora encerrado assim como a linha do Tua onde fica situada esta Estação. A estação de Mirandela situa-se ao Km 54 desta já referida linha.

Segue-se então a primeira foto:

Penso que não há necessidade de frisar a beleza arquitectónica do edifício, bem como o tamanho do mesmo, pois em tempos foi uma estação de grande importância.



Tal como as habitações desta zona, esta estação também apresenta partes construídas em madeira. Um pormenor típico nas habitações mais antigas de Mirandela.





Aqui está uma relíquia que apesar de estar ao abandono ainda está em boas condições, inclusive o buraco em cimento para escoamento das águas que ficavam a pingar depois de abastecer as locomotivas a vapor.

Uma perspectiva da estação em que é visível um manipulo de comando de um desvio, este ainda á maneira antiga.

Na foto acima o dito manipulo mais realçado.

Esta foto serve para mostrar como fazer um pequeno depósito de carvão, por vezes não sabemos como fazer um para a nossa maqueta. Como se pode ver acima umas tábuas de linhas, duas pontas de carris e já está!

Não pude deixar de tirar a foto acima, pois ao estar no local pensei: "...será que se rodar as chaves e abrir o travão esta linda linha ficará a funcionar novamente? Rapidamente caí em mim e lembrei-me de que não sou mágico!!!!..."

Depois vi esta imagem em cima de um vagão abandonado e concluí que os trabalhos realmente finalizaram por aqui!

Na foto acima pormenor do tipo de letra utilizado na identificação da estação.

Pormenor de uma das portas desta estação.

Pormenor da sinalética.

Pormenor do relógio, ainda que sem ponteiros merece uma foto.

Mais um pormenor da sinalética da estação.

Foto da placa de Homenagem do 1º centenário da estação. Aliás lembro que estava a fotografar esta placa quando uma pessoa atrás de mim dizia: "...que está aqui este mono a fazer? Se não serve de nada é deitar abaixo...". É assim que se faz por este país, claro que tive de intervir com a minha opinião e de alguma maneira "aqueci a cabeça daquele senhor".
Aproveito para dedicar esta série de fotos a todos os amantes ferroviários, todos os visitantes deste blog, em especial aos visitantes da zona sul de Portugal que não tenham ainda tido hipótese de estar neste local. Penso que estas fotos servirão também para que se possa fazer uma réplica desta estação, e assim tornar uma maqueta de alguém mais portuguesa. 


******** TROFA (antiga) ********** 
 
04-06-2011 - Esta já foi uma estação funcional, agora substituída por uma nova, aqui fica a recordação do que esta estação era.



Agora vem a parte do após encerramento.


Com estes elementos acerca desta estação, acho que já se pode lançar o desafio do "...faça você mesmo uma para a sua maqueta...".

Agora a parte do armazém, este ainda no tempo em que funcionava:


Agora a parte de armazém após o encerramento:



Não há dúvidas, encerrou mesmo!

Até Breve!!!
 
******** LEÇA DO BALIO **********

09-04-2011 - Olá chegou a vez de podermos dar uma vista de olhos a esta estação a que considero um "tesourinho". Aqui no Porto existe uma linha chamada linha de Leixões também conhecida por linha de cintura. É uma linha de curta distância que liga as Estações de Contumil, Leixões, Ermesinde. Esta tem duas saídas diferentes ou seja sai de Contumil e sai de Ermesinde, encontram-se alguns metros depois da Estação de S. Gemil, o ponto termino é o mesmo em Leixões (Matosinhos). Em 1900 Foi publicado o projecto para  a construção da linha, as obras iniciaram em 1921 e terminaram em 1938. 
Esta estação fica situada ao Km 13 desta linha, e aproveito para deixar aqui um pedido não façam GRAFITES PELO MENOS NOS PAINÉIS DE AZULEJOS.

 Lado interior da Estação, uma obra de arquitectura lindíssima, as janelas e portas é que são um pouco peculiares.

 Uma outra vista, esta mostra dois alçados do edifício.

Esta foto mostra o lado exterior da estação




SEGUEM-SE AGORA FOTOS DOS LINDOS PAINÉIS DE AZULEJOS:

Vêm como esta estação é um "tesourinho"!? 
Só peço que alguém se lembre de a preservar, futuramente colocarei fotos da casa do WC.

 ******** ESPINHO VOUGA **********

25-03-2011 - Esta parte desta mensagem vai para, ora como chamar a isto... "Hã... talvez Estação Defunta???" Olha, Olha, afinal o nome está lá e é estação de Espinho Vouga que fica situada na via estreita do Vouga. Aqui vai a  primeira foto da Estação:


Uma estação muito bela toda ela construída em pedra. Agora curiosamente fechada, mas ainda a servir passageiros sem que nela entrem apenas passam ao lado.

Como se pode ver na foto acima, nestes carris criam-se ervas noutros mais ao lado não visíveis na foto rola um comboio com limite de velocidade de +/- 50km/h. Segue-se agora outra foto:


Uma outra perspectiva da estação para que se possa ver este outro lado no caso de alguém querer fazer uma pequena réplica e colocar este lindo edifício na sua maqueta.


Na foto acima fica a textura das pedras das paredes desta estação e na foto seguinte um pormenor de uma das portas do armazém.

Agora  segue-se uma das portas da entrada da estação:
Não esquecendo a pequena janela redonda que tem uma pedras com um trabalho interessante.


E se pretenderem neste blog podem ver um video acerca desta Linha do Vouga. Aliás faz já algum tempo que este video está disponíel neste blog, o video intitula-se: "O país que quer o TGV tem isto" que é nem mais, nem menos uma reportagem da SIC e podem vêlo aqui: http://comboiosn.blogspot.com/2010/12/videos-que-vou-encontrando-na-net.html


******** VILA REAL **********

19-03-2011 - Ora hoje estava a ver uma pasta no meu pc quando dei com estas fotos acerca da estação de comboios em Vila Real. Por vezes o meu trabalho obriga-me a fazer deslocações e estas fotos foram tiradas numa dessas deslocações. Já têm alguns anos, mas de qualquer forma serviram para que todos vejam como é esta estação.

Aqui vai a primeira:

Quando lá estive a estação estava fechada não sei se estava ainda em funcionamento.

A foto acima mostra o lado exterior da estação onde se pode ver os dois apêndices laterais simétricos.

Esta foto mostrou o lado interior da estação onde tem a gare de passageiros e cobertura da mesma.

Mais uma foto esta do interior da estação mas do outro lateral.

Aqui são as casas de banho que esta é completamente simétrica onde a única diferença é a indicação de Homens e Senhoras.

Este foi o armazém onde outrora se carregou, descarregou e guardou mercadorias. Agora existe o rumor que estes armazéns guardam antigos equipamentos da CP (eu desconheço por completo o que estará lá dentro a envelhecer em segredo).

O outro lado do armazém.

Um outro enquadramento do armazém em que se vê mais ao fundo a estação.

Outro enquadramento para se ver a entrada dos comboios na Estação.

Pormenor do abrigo para os piores dias, aliás já vi alguns em melhor estado.

Pormenor das portas e janela da estação.

Foto em que se pode ver o relógio existente na estação, mas este relógio já não estava a funcionar quando lá estive. 

Sei que este património nacional para ser preservado custaria dinheiro ao nosso país, mas custa-me ver estações tão bonitas como esta em mau estado.


******** ESPINHO **********

01-03-2011 - Desta vez o passeio familiar foi até Espinho, já não passava por lá há alguns anos. Terra onde muitas vezes fui para a praia, entrava   no comboio em Leandro (linha minho) e mudava para uma composição eléctrica em Porto Campanhã onde seguia a viagem até á estação de Espinho. Ao sair da estação de Campanhã o comboio passava ainda pela antiga ponte de D.ª Maria Pia, sensação inesquecivel pois o comboio passava devagar e sentia-se a ponte a abanar completamente. Relembro que naquelas composições eléctricas a carruagem da frente tinha a cabina do maquinista descentrada, sobrando assim alguns lugares para os passageiros com vista para a frente do comboio.
Foi de facto incrível ver através do vidro do meio da frente do comboio a ponte sem fundo onde se via a água do rio lá em baixo.


(Foto de um quadro que encontrei num café em Espinho)


******** ESMORIZ **********

Esmoriz presentemente está operacional.
Vejam as fotos que se seguem:

(Na foto acima lado da estação que fica virado para a estrada)

(Na foto acima lado da estação que fica virado para a gare de serviço)

(Na foto acima pormenor de janelas e azulejos com o nome da estação)

(Na foto acima pormenor das portas da estação)


(Na foto acima pormenor do padrão dos painéis de azulejos)

******** VALONGO **********

24-01-2011 - Hoje resolvi parar numa estação perto de mim, uma estação que não via á muito tempo. Precisamente a estação de Valongo que já sofreu algumas obras de remodelação. Desde estas obras que ainda não tinha visitado esta estação.




Esta estação está a funcionar em pleno, até se pode ver pela horta da foto seguinte:


Futuramente seguirão fotos mais detalhadas junto com os desenhos desta também bonita estação da linha do Douro.

******** CALDAS DE MOLEDO **********

07-01-2011 - Assim ainda acerca do passeio que já falei aqui, aquele em que fui até á Régua e parei na Estação de Rede. Na mesma viagem aproveitei para também parar na estação de Caldas de Moledo.
Uma estação agora transformada em Apeadeiro, mas aproveitei o que resta desta estação para guardar comigo e possivelmente fazer uma réplica ou possibilitar a alguém fazer uma réplica da mesma.

Na foto que se segue a estação já não abriga ninguém...


...ainda bem que ao menos o relógio serve de abrigo a um ninho de pássaros.



Serve a tábua pregada na porta para frisar quem passou, passou... agora ninguém passa!

Possivelmente uma última foto com janelas reais, pois se calhar daqui a uns tempos serão blocos de cimento pintados como na estação da Alegria (mais abaixo).


Esta estação situa-se mais ou menos no Km 98 da Linha do Douro.
Brevemente irei colocar também desenhos desta estação, e junto dos desenhos fotos mais detalhadas.

******** RÊDE **********

Ora neste novo ano de 2011, este é o primeiro dia de actualizações deste blog. Assim para além da abertura da mensagem "O museu do Caminho de Ferro em Lousado " decidi também actualizar esta mensagem referente ás estações.
própriamente á cidade da Régua.
Com a minha esposa e filha como companhias, entrei no carro e lá fui eu. Surpresa assim que passei Marco de Canaveses veio um lindo sol para me "cumprimentar".
Então a caminho da Régua e ao descer a encosta até ao leito do Rio Douro vi uma estação da CP "tinha que ser". A estação era a de Rêde, ora esta estação posiciona-se mais ou menos no Km 86,2 da Linha do Douro.
Uma estação que ainda trabalha e com bom aspecto. Vejam as fotos que se seguem.



A foto que se segue não é da minha autoria, foi "apanhada" num site na internet, não pretendo assim apoderar-me da mesma.


As fotos seguinte seguintes já são novamente da minha autoria:




******** ALEGRIA **********

Como gosto do ar livre onde incluo campismo, aqui deixo umas fotos de um passeio/campismo que fiz pelo douro.
A estação da Alegria que agora de alegria tem pouco, talvez em outros tempos tivesse tido muita mais. De qualquer forma seria óptimo que alguém construísse uma réplica desta simples estação e a colocasse numa maqueta, com a mesma alegria de outrora.
O dia não estava muito propicio para as fotos, aqui vão elas:










Talvez no futuro as janelas e portas venham a ser de abrir novamente...
Esta estação situa-se na localidade de Carrazeda de Ansiães - Linhares/Alegria, como já referi faz parte da linha do douro e está posicionada ao Km 145,136.

******** AVEIRO **********
internet. Estou a publicá-las com a intenção de que alguns modelistas as possam utilizar para fazer as suas "réplicas".

Na fotos que se seguem algumas vistas da estação do lado de fora:




Agora alguma fotos mais detalhadas ainda do lado de fora da estação:










Tempo agora para algumas fotos acerca desta estação que encontrei na Internet, e esta é bem antiga. Esta foto mostra o lado interior da estação:


Agora uma foto mais recente também do lado interior, mais uma encontrada num site da Internet:



******** ALCANTARILHA - PRAIA DE ARMAÇÃO DE PERA **********
Aqui vai algumas fotos que encontrei na Internet, estas sobre a estação de Alcantarilha - Praia de Armação de Pera:





Brevemente irei colocar mais fotos desta e de outras estações. Até breve!!


4 comentários:

  1. que espolio magnifico de fotografias !!! A construção da sua estação está a ficar excelente . Muitos parabéns pelo seu trabalho !!

    Abraço

    Luis

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Caro Luís eu faço isto por gosto assim vou tentando sempre fazer pelo melhor. Fico contente por ter gostado da minha estação.

    Até sempre...

    ResponderEliminar
  3. fotos lindas parabens, eu fotografo para um portal de replicas de relogios famosos adoro esse trabalho..

    ResponderEliminar
  4. Portugal marginalizou as populações ao encerrar estações ferroviárias em localidades que a partir de certa altura encolheram a sua expansão produtiva. Com a suspensão das carreiras ferroviárias, as populações ficaram sem meios para se deslocarem, enquanto as belas estações começaram a definhar-se e a ser vandalizadas... Portugal em retrocesso?

    ResponderEliminar