terça-feira, 8 de março de 2011

Ponte D. Maria Pia

Olá a todos, ao colocar a Estação de Espinho na mensagem de Estações dos Caminhos de Ferro Portugueses tive a necessidade de falar da Ponte D. Maria Pia, ao falar desta ponte nessa mensagem surgiu também a necessidade de criar uma mensagem sobre esta ponte.

Então vou começar por dizer que a ponte D. Maria Pia é uma infra-estrutura ferroviária, esta situa-se no Porto atravessando Rio Douro. A ponte é em metal e tem 352m de comprimento, a altura quando medida a partir do nível das águas é de 61m.
Esta ponte foi projectada pelo Eng.º Théophile Seyrig, a sua construção começou em 5 de Janeiro de 1876 a cargo da empresa Eifell. De referir que esta foi a primeira ponte ferroviária a unir as margens do Rio Douro.

Esta ponte esteve em serviço durante 114 anos, até a nova Ponte de S. João ter ficado pronta em 1991.

Seguem-se duas fotos da ponte ainda em construção, estas fotos consegui-as numa espécie de blog na Internet, não recordo o link, não quero apoderar-me delas apenas partilhar com todos tal como estavam partilhadas no outro sitio da Internet, vejam:




Estas fotos que se seguem também da construção desta belíssima ponte foi retirada do http://www.fe.up.pt/:


Agora uma outra foto igualmente antiga, mas a ponte já terminada. Esta foi retirada do http://repositorio-tematico.up.pt



Agora uma foto da ponte ainda com uma locomotiva a vapor. Esta retirada do http://www.prof2000.pt


Mais uma foto, esta mais recente! Tanto quanto sei esta ponte tem sido conservada o que fico contente pois faz parte da cidade do Porto, mas acrescento que se fosse noutro país quase de certeza já existiria um Kitt em plástico para montar e colocar numa maqueta de comboios. Será que algum dia irá existir algo para eu colocar na minha maqueta de escala N???? Esta foto foi retirada do https://hoffice.wordpress.com



Faltou só dizer que esta ponte só tinha uma via férrea, e que os comboios tinham que claramente passar um de cada vez, a uma velocidade máxima de 20km/h. Algo e presenciei na minha juventude e não esquecerei.

26-09-2011 - Cá está então um pequeno filme amador que mostra algumas fotos que fiz, num dia em que o sol esteve presente e me obrigou a fazer manobras para poder fotografar a ponte. Em tempos costumava fotografar por prazer e isso ajudou-me a ter alguns conhecimentos acerca de fotografia. Esta ponte é uma obra excelente para ser fotografada pois tem sempre um novo ângulo, um novo pormenor, ou então simplesmente a luz do dia está diferente e só isso faz as fotos da ponte ficarem diferentes. Desta vez o sol estava numa posição critica o que me obrigou a experimentar novos ângulos e novas imagens.

É melhor verem o que consegui fazer:

Espero que esta mensagem de alguma forma mostre o que é, e como é, esta bela ponte de D. Maria Pia.

Até uma próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário