segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O lago...

Ora então hoje decidi falar acerca do lago que logo de inicio pensei em fazer na maqueta. Visto isto e se foi pensado de inicio vai lá para 10 anos que estou a tentar fazer um lago ou algo que se assemelhe esse resultado final.

Vejam uma foto primordial do lago numa fase em que este estava parado sem eu saber como conseguir avançar esta parte da maqueta.

Com base nuns vídeos que vi e decidi publicar aqui neste blog na mensagem de "Vídeos que vou encontrando na NET! Sempre de comboios claro. ", fiz este resultado quase final:



E o resultado é quase final porque logicamente ainda não está pronto, falta acabar as margens do lago bem como aumentar ainda ao enchimento da água tornando-a mais profunda. Para além disso falta ainda dar o acabamento para ter a ilusão de movimento.

E como foi este lago feito até atingir este estado?
Vou aqui explicar para que outros ferro modelistas possam pelo menos atingir este nível aceitável. E já agora se alguém conhecer algum método mais eficiente e mais barato sou todo "ouvidos".

Então foi assim primeiro com areia de gato delimitei as margens, o fundo foi pintado de preto e coberto com areia fina. Algumas partes das margens foram modeladas em gesso mais própriamente um pedaço da margem do lado esquerdo. A areia de gato foi pintada em tons de verde e a areia de fundo foi igualmente pintada com tons de azul, verde, amarelo e castanho.
As rochas maiores são feitas em cortiça pois gosto do aspecto fica bastante parecido com rocha real.

A água isso deu uma trabalheira, é que vou agora deixar aqui um conselho se por acaso pensarem em fazer um rio ou lago parecido devem usar um plástico preto no fundo. Todos os elementos decorativos devem ser colocados por cima do plástico, caso contrário irão ter problemas de fuga do liquido que vai imitar a água. Digo isto por experiência própria, pois no inicio nunca tinha pensado em fazer um lago desta forma.

Bom para imitar a água utilizei então verniz acrílico com um pouco de tinta azul mas mesmo muito pouca tinta, só para ter uma leve tonalidade da cor azul no verniz. Depois foi só entornar e esperar que seque.

Brevemente irei simular os movimentos da água, assim como acabar as margens.

Foto de um comboio a passar pela ponte do circuito interior, em que se pode observar o estado em que o lago está a ficar.

Agora deixo um vídeo de um comboio a vapor que circula no circuito interior onde se pode ver passar por cima da ponte do lago.


Hoje ficarei por aqui, prometo que irei colocar mais fotos e dados sobre a construção do lago. Mas da mesma forma que partilho estas ideias, gostaria também que partilhassem comigo ideias válidas acerca do mesmo hobby.

12-03-2011 - Hoje foi um dia inspirado para esta paisagem do lago, consegui avançar mais um pouco com esta zona da maqueta. É claro que tive umas árvores para ajudar a executar este trabalho, árvores essas que foram feitas por mim. Irei explicar numa mensagem neste blog como fiz essas árvores, por agora vejam o aspecto da paisagem do lago e nas árvores também.



Ainda estão a faltar muitos pormenores e detalhes nesta zona da maqueta, mas com calma vai-se construindo a paisagem por onde passam os meus pequenos comboios.

09-06-2012 - Mais um pequeno avanço nesta parte da minha maqueta, pouco se vê mas muito se fez. Houve trabalhos de aperfeiçoamento nas margens do lago, a inclusão de um barco e a adição de mais uma pequena camada de verniz acrílico para aumentar á profundidade da água. Seguem-se duas fotos do local:


Resta-me referir que este pequeno barco foi adquirido já á algum tempo no bazar Minitrem em Matosinhos. Já agora informo que o bazar Minitrem na Rua Formosa Porto voltou a ter as portas abertas. Dois espaços que devem ser visitados por quem gosta de modelismo. Outra coisa na minha maqueta é que as árvores desta zona não param quietas, andam de lado para lado para ver onde se enquadram melhor (!coisas que na vida real não acontecem!).
 


 04-04-2015 - Chegada dos primeiros banhistas á praia fluvial deste lago. Pois é numa deslocação que fiz ao bazar Minitrem do Porto mais concretamente me Matosinhos, encontrei um set de pessoas (banhistas) da Preiser. Mais um pequeno pormenor para embelezar a minha maqueta. Peço desculpa algumas fotos estão com menos qualidade, pois de tão pequena a escala N por vezes torna-se difícil fotografar alguns pequenos motivos embelezadores. Mesmo com uma lente macro tive dificuldades.
 
Aqui se seguem então as fotos dos banhistas:
 




Mais banhistas irão ser necessários para dar mais vida a este local... Vou procurar até conseguir encontrar mais artigos para poder dar mais cor e alegria a este local. Uma maqueta de comboios é sem dúvida uma obra interminável, há sempre mais qualquer coisa para procurar, ou então existe algo mais para acrescentar.
 
Bons trabalhos... Até Breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário