segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Os meus semáforos

Então aqui vai a ideia que tive para fazer os semáforos que estão a funcionar na minha maqueta. O que me levou a fazer estes semáforos não foi a dificuldade de os encontrar na escala N, pois encontra-se com facilidade. O problema foi o preço que quase atingia os 15,00€ por peça, ora veja-se numa estação eu montei 8 semáforos que somava um total de +/- 120,00€. Este valor dá para a compra de uma locomotiva.

Em tempos troquei uns e-mails com um senhor da zona de Lisboa que me falou acerca de uma maneira de construir semáforos. Depois disso coloquei os meus neurónios a funcionar e fiz o seguinte:

A foto acima é uma ideia desenvolvida por mim, ou seja uma mistura de um semáforo Português com alguma coisa dos que vi á venda para a escala N. E como foi isto feito?

Começou assim:
Um ligador de corrente que se usa em 220V sem o plástico que foi retirado, assim como os parafusos ficando os 2 furos abertos. Depois foi cortado ao meio com uma dremel vejam.

Agora um pedaço de uma vareta de latão que se encontra á venda nas grandes superfícies de Bricolage. O curioso é que a medida desta vareta multiplicada por 160 tem o mesmo diâmetro de um poste de um semáforo Português.

Aqui vareta cortada "poste" já soldada na metade do ligador, mas a metade com furos em que um dos furos serve para plantar o poste e o outro furo para fixar o semáforo na maqueta com um parafuso. Atenção, o poste foi cortado com a altura de um semáforo reduzida na escala de 160.

E foi agora que começou a fugir as medidas e escalas, não consegui leds mais pequenos só consegui encontrar estes com facilidade, se precisar de mais encontro! Neste caso mostro um amarelo e um vermelho. Uma das pernas destes leds foram soldadas ao poste do semáforo que serve para o "fio de uma polaridade" por dentro do poste foram passados dois condutores eléctricos um para o led vermelho e outro para o led neste caso amarelo.

Mais uma coisa, nos semáforos normalmente tem uma caixa de ligação e controlo atrás. Na foto acima vê-se o que utilizei para imitar isso, que é nem mais nem menos um jumper utilizado nos discos e CD-ROM dos computadores. Foi só colar isso na parte de trás do poste.
Eis o que utilizei para fazer as palas das luzes dos semáforos. Ora a peça acima nasce a partir de um conector ATX que vem com as fontes de alimentação dos PCs. É um conector que tem normalmente 20 ou 24 pinos tipo quadrados, retirei o pino metálico de dentro do plástico e cortei um lado em ângulo de 45º. O melhor é que esta peça entra á força nos leds acima ficando assim bem seguro. A parte preta de fundo é um pedaço de plástico retirado de uma diskette velha com dois furos um para cada led.
Depois pintei tudo de preto e o poste de cinzento, cortei pedaços de cartão de 1mm que pintei de branco e depois uma faixa em vermelho. Estou agora a pensar em pintar uma beira branca na parte de cima do semáforo. O que não vai ser fácil de fazer devido ao tamanho da mesma.

Vejam mais uma vês o resultado final:


Está longe de ser perfeito, mas fui eu que os fiz, já lá vão uns anos e até hoje ainda não consegui trocá-los. Para além disso funcionam!!!

Já agora também se aceitam sugestões.

HÃ!! Já me esquecia, se por ventura tentarem fazer algo assim liguem os leds com uma resistencia antes. Caso contrário eles queimam pois têm que ter uma tensão até 3V que pode ser alternada ou continua. Eu utilizei os 14V~ comuns ao circuito de iluminação da maqueta.

Sem comentários:

Enviar um comentário