quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Linha do Armazém

Á algum tempo atrás iniciei a construção de uma nova linha onde se irão situar depósitos de combustível e armazéns de retém.

Hoje tirei a primeira foto desta linha, vejam como está a ficar:


A primeira utilização dos carris Arnold que comprei:


Está agora só a faltar o fim de linha, e a alimentação destas vias para efectuar o primeiro teste, futuramente irei aqui colocar mais dados acerca desta linha.

Hoje consegui mais algum tempo livre, o qual dediquei á maqueta. Então aqui fica algum do trabalho efectuado precisamente nesta linha.



Na imagem acima vê-se o inicio do posicionamento da ponte para a estrada que irá ligar até á próxima estação. Vê-se também a construção de pequeno monte do lado esquerdo da via férrea e também os trabalhos da colocação do balastro sobre os carris da Arnold que adquiri anteriormente.



Outra foto em que agora aproveito para mencionar que esta vista foi influenciada pela linha do Tua. Quem conhece provavelmente entenderá o que pretendo explicar.

Futuramente irei colocar mais fotos acerca dos trabalhos desta via férrea.

Então aqui vai mais algumas fotos desta via, em que já se vê algumas árvores a aparecer e um muro que começa a tomar forma. Mas ainda há muito que fazer neste sitio.


Mais um pequeno avanço na construção desta linha, desta vez foi no muro e estrada que acompanha esta linha. Os trabalhos foram feitos mesmo na entrada da estação, "e... olha, olha! Lá vai o vermelhinho a passear!".


08-05-2011 - Fazia já algum tempo que não actualizava esta parte da minha maqueta e blog. Por vezes fico sem ideias para dar continuidade a esta obra, e quando isso acontece geralmente mudo de local na maqueta. Ou seja quando não há ideias para um determinado sitio para e geralmente costumo fazer outro sitio na maqueta.

Então como devem saber á umas semanas atrás passou no canal de televisão SIC o documentário "Pare, Escute, Olhe". Este documentário fala acerca da Linha do Tua, ora esta linha na minha maqueta está a ser construída com influencias dessa linha portuguesa. Assim algumas ideias começaram a aparecer e alguns trabalhos foram feitos.

Na foto que se segue vê-se uma passagem de nível que construí, este foi um obstáculo que consegui ultrapassar. Por vezes pensamos vamos fazer uma passagem de nível e "zás" compramos um KIT montamos e já está, não era isso que eu queria para esta linha da minha maqueta. Então na foto que se segue vê-se uma passagem de nível inspirada no documentário "Pare, Escute, Olhe" e também esta inspirada numa passagem de nível perto da Estação de Ermesinde, onde estão precisamente uns carris pintados de amarelo e preto a impedir a passagem de viaturas.

Peguei nesses elementos e fiz eu próprio uma passagem de nível, o qual gostei muito do resultado final, esta passagem de nível está localizada mesmo na entrada da estação de Estação de Praia de Armação de Pera vejam a foto:


Agora na próxima foto vê-se que fiz uma alteração, inicialmente era para colocar uma ponte na estrada, mas desisti dessa ideia e criei uma ravina em pedra. Achei que ficava melhor essa ravina, ainda faltam alguns acabamentos pois tive de deixar secar o que estava feito e não pude acabar o trabalho, contudo resolvi fotografar trabalho inacabado e coloca-lo aqui no blog.



Agora segue-se uma foto novamente da passagem de nível, mas de uma outra perspectiva:


O carris que estão a barrar a passagem de nível foram retirados de uma linha da Arnold colados e pintados, assim como os que estão entre os carris a segurar a terra, estes também foram cortados e dobrados para que parecessem a sério. Um trabalho em que precisei de muita paciência.

Se quiserem ver qual é a estação que está junto a esta passagem de nível cliquem aqui: http://comboiosn.blogspot.com/2010/11/estacao-praia-de-armacao-de-pera.html 
Ainda para verem como costumo fazer os tufos de ervas cliquem aqui: http://comboiosn.blogspot.com/2010/10/o-castelo.HTML
 
08-12-2014 - Fazia já algum tempo que não trabalhava nesta zona da maqueta. Então vou deixar aqui fotos de alguns dos últimos trabalhos feitos, relembro que tive de retocar algumas partes desta área, pois em tempos houve uma pequena inundação que me destruiu uma pequena parte desta linha.
 
Figura 1
 
Então na figura 1 vê-se uns kits de silos de combustível que comprei montados, apenas fiz uma pintura embelezadora pois os Kits estavam em mau estado, nesta foto falta ainda alguns acabamentos a esses Kits.
Para além dos silos de combustível, aparece também as escadas para acesso ao nível de cima onde fica situada a estação de Braço de Prata. As escadas foram feitas com camadas de cartão e os corrimões com agrafos, como já expliquei algures aqui neste blog. A vedação foi adquirida também num lote de artigos usados a um ex-vizinho meu, está a faltar a pintura pois ainda não decidi qual a cor a utilizar. A zona onde está o carvão foi feita com pedaços velhos de carris e umas areias que encontrei no hipermercado "De Borla", as areias estão na zona de decorações para plantas e tem em várias cores neste caso eram pretas, vêm em garrafas do tamanho de 1L, mais á frente colocarei aqui uma foto para verem qual é o artigo.
 
 Figura 2
 
Aqui na figura 2 aparece um kit de um pequeno armazém da Vollmer que montei totalmente, neste kit trabalhei um pouco mais a pintura pelo que ao meu gosto o resultado final foi dos melhores. Vê-se também os fins de linha que adquiri na feira do brinquedo que se realiza no Hotel Tuela no Porto, os fins de linha são da Arnold. Os focos virem num já cima referido lote de material usado. Nesta imagem tentei partilhar o ambiente sem luz (noturno) que ao vivo estava espetacular.
 
 Figura 3
 
Mais uma imagem em que tentei transmitir o efeito noturno, gostei mesmo deste ambiente, ao vivo foi muito melhor.

Por hoje é tudo, brevemente deixarei mais fotos desta área...

 
06-12-2015 - Cá vai então mais alguns trabalhos feitos nesta zona da maqueta. Tudo começou com um anuncio acerca da venda de uns postes de comunicações usados. Sem querer vi um anuncio colocado pelo já conhecido autor do blog Valbom Trains, entrei em contacto com ele e comprei o conjunto de postes ao qual deitei mãos á obra.
Primeiro tive que recuperar o que restava desse postes, colagens, pinturas e por fim a aplicação na maqueta.
Seguem-se as fotos dos trabalhos finais:
 



 
A colocação destes postes dá sem dúvida uma ideia mais realista á paisagem. Seguidamente seguem-se fotos de outros pormenores desta linha, mais concretamente nos depósitos de combustível onde foram adicionados uns passadiços de acesso ás escadas, um pequeno pormenor para que fique também um pouco mais realista. A par dos passadiços para os depósitos foi feita nas linhas também uma pequena passagem á portuguesa, «essa passagem serve para que os trabalhadores possam mais facilmente atravessar as vias férreas».
Vejam as imagens:
 
 
 
Assim termino mais uma edição a este blog, este ano têm sido poucas as edições. Vou fazendo o que posso para tentar demonstrar o quanto belo é este hobbie. Até breve...
 
 
 

1 comentário: